Alinhado ao tema 12ª Primavera de Museus, “Celebrando a Educação em Museus”, o Programa Educativo do Instituto Bardi | Casa de Vidro pesquisou as ações de Lina Bo e Pietro Maria Bardi voltadas a projetos educativos nos museus e instituições culturais em que atuaram.
Tendo em vista a vasta produção do casal Bardi nesta área, abrangendo o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte Moderna da Bahia, as exposições no SESC Pompeia, os projetos não concretizados, como o Centro de Estudos sobre o Trabalho Artesanal e a Escola de Desenho Industrial e Artesanato, a pesquisa limitou-se a um recorte do trabalho dos Bardi com foco apenas nas ações realizadas no MASP.
A partir de imagens fotográficas e de recortes de jornal, junto com pequenos textos, foram criados quatro painéis temáticos: “Exposições Didáticas” e “Pinacoteca”, mostrando duas das propostas de exposição emblemáticas do museu. A primeira apresenta grandes panoramas da história da arte, com o objetivo de democratizar estes saberes e a formação de público do primeiro museu moderno do país. A segunda, com foco nos cavaletes de cristal, promove uma verdadeira revolução na forma de expor, a partir da dessacralização das obras.
“Visitação e Cursos Livres”, aborda a noção do museu como um espaço de experimentação com uma programação dinâmica; “Formação Profissional”, resgata as ações de capacitação de mão de obra, como a criação do Instituto de Arte Contemporânea e do curso de Museologia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; e “Clube Infantil de Arte”, trata as diversas atividades diversas voltadas para o público infantil, estimulando a formação a partir da criação artística.
Posteriormente foi adicionado um quinto painel: “Reestruturação do Serviço Educativo” sobre a atuação de Paulo Portella Filho, que coordenou o setor educativo do MASP a partir do cinquentenário da instituição, em 1997, até o ano de 2015.
Os painéis foram expostos na área da rampa de acesso à entrada da Casa de Vidro, sustentados por réplicas dos cavaletes de cristal, produzidas pela equipe do Instituto em 2017.