abril 2018

Exposição: A Casa como casa

Residência e estilo de vida do casal Bardi

Em maio de 1990, o casal Bardi funda o Instituto Quadrante para consolidar a proposta de difusão cultural no país.  Em março de 1993, um ano após a morte de Lina, decide-se mudar o nome para Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

Hoje, o Instituto, a exemplo dos Bardi, busca se renovar com objetivo de atingir novos públicos, modernizar o entendimento como museu e debater sua missão cultural, visando o equilíbrio entre exposições temáticas, exposições de artistas e mostras do próprio acervo.

“A exposição marca também o lançamento do nome fantasia Instituto Bardi / Casa de Vidro, para celebrar, reconstituímos a composição da sala da Casa de Vidro na forma mais próxima possível daquela que tinha nos últimos anos de vida da Lina e Pietro. Através de móveis, tapetes, objetos, livros e plantas, a exposição “A Casa como casa” pretende recuperar  atmosfera e o modo de vida do casal”, explica Sol Camacho, curadora da exposição e diretora cultural do Instituto.

A Casa de Vidro, residência do Casal Bardi por quase 50 anos (1951 -1999) foi cenário da vida destes intelectuais italianos que escolheram o Brasil como pátria.  A casa, além de ser um exercício de arquitetura de vanguarda e um lugar de experimentação dos projetos da arquiteta Lina Bo Bardi, foi o espaço íntimo de vida, o lugar onde Pietro e Lina trabalhavam exposições, escreviam  livros, projetavam edifícios, móveis e objetos.

Voltar