11 BIENAL DE ARQUITETURA DE SÃO PAULO | Praça das Artes
A 11 Bienal de Arquitetura de São Paulo, intitulada “Em Projeto”, propõe uma edição de caráter colaborativo, em construção e em processo. Para além de uma mostra, a exposição se apresenta como pesquisa, arquivo e ação.
—
Para a 11 Bienal de Arquitetura de São Paulo, o complexo cultural Praça das Artes é ocupado por dois núcleos expositivos e de ativação. O espaço expositivo abriga a mostra Devires Brasileiros: cartografias de um imaginário daqui e sua área externa é ocupada pelo denominado Observatório. Este último propõe-se como forma de inventário – um arquivo que oferece instrumentos para a discussão, edição e transformação da cidade pelo público que a ocupa e experimenta.
Lina Bo Bardi é evocada no outro núcleo, Devires Brasileiros. Nesta exposição, são reunidas obras e propostas históricas, as quais são colocadas em paralelo a projetos contemporâneos. Discursos da história da arquitetura são revisitados diante de um contexto de construção de um imaginário brasileiro, sugerindo novos posicionamentos possíveis dos arquitetos frente à coletividade. Da arquiteta, a exposição retoma seu interesse pela cultura popular do nordeste brasileiro, representado por alguns dos objetos de sua coleção. Ao longo dos anos, este interesse se consolida na produção de Lina Bo Bardi e segue como estímulo para a pesquisa contemporânea.
—
SERVIÇO
Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 | 01035-000 | São Paulo, SP| +55 11 4571 0401
Visitação de 11 de novembro a 22 de dezembro de 2017