ÁREA DO CONHECIMENTO
Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ser Protagonista

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.

Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.

Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.

A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI.

Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

Imagem de jovem usando o notebook

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

  • Equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico.
    – Seção Práticas de Ciências (volume Energia e transformações; p. 26).
    – Seção Ciência tem história (volume Matéria e transformações; p. 151).
    – Seção Ciência, tecnologia e sociedade (Volume Matéria e transformações; p. 151).
  • Desenvolvimento de projetos relevantes para os alunos e para a comunidade.
  • Trabalho com a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional.
    – Seção Estudo de Caso (volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75).
    – Seção Pensando Ciências (volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105).
  • Preparação para exames de larga escala / Enem.
    – Seção Atividades (Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85).
    – Seção Questões Globais (livro do estudante – Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159).
  • Alinhada ao Novo Ensino Médio.
  • Conteúdos de Ciências da Natureza integrados de forma organizada, simples e direta.
Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.

Ser Protagonista Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Primeira edição

Composição da oferta

  • Seis volumes impressos.
  • Seis manuais para o professor (um para cada volume).
  • Seis videotutoriais para o professor, cada um correspondente a um volume.
  • Número de páginas de cada volume

Ana Fukui

  • Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Mestra em Ciências – Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Licenciada em Física pela USP.
  • Atuou como professora de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em projetos de formação de professores.
  •  Pesquisadora em Comunicação da Ciência.

Ana Luiza P. Nery

  • Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Doutora em Ciências pela USP.
  •  Professora no Ensino Médio.

Elisa Garcia Carvalho

  • Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto.
  • Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto.
  •  Doutora em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Jaboticabal.
  •  Professora no Ensino Fundamental e Médio.

João Batista Aguilar

  • Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências pelo IB – USP.
  •  Professor no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos.

Madson Molina

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
  • Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Professor de Física em escolas da rede particular de ensino.

Rodrigo Marchiori Liegel

  • Bacharel e Licenciado em Química pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestre em Ciências e Doutor em Química pela USP.
  • Professor no Ensino Médio.

Tatiana Nahas

  • Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestra em Ciências pelo IB – USP.
  • Professora no Ensino Médio.

Venerando Santiago de Oliveira (Venê)

  • Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Professor de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em curso pré-vestibular.
  • Pesquisador em novas metodologias e mídias para o Ensino de Física.
  • Autor de diversos materiais em divulgação científica e Ensino de Física.
  • Coordenador e apresentador de canal de Ensino de Física em plataforma de compartilhamento de vídeos e em redes sociais.

Vera Lucia Mitiko Aoki

  • Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Professora no Ensino Médio.

Projeto 1

Fechar Projeto

Projeto 1

Estrutura da obra

Esta coleção está organizada em seis volumes autocontidos. Isso significa que cada volume pode ser utilizado de forma autônoma e que, portanto, não há uma sequência predeterminada para o uso dos seis volumes. Cada volume traz um projeto e três unidades; as unidades são formadas por um número variável de capítulos.

PROJETOS

Projeto

Fechar seção

A obra apresenta um projeto no início de cada volume. Nele, os estudantes desenvolvem um produto relevante para a comunidade, como um portal on-line de Ciências, um manual sobre produtos químicos domésticos, um aquecedor solar, vídeos de combate às fake news, jogos com temática socioambiental e um podcast sobre saúde. A realização de um projeto é um dos principais momentos de protagonismo do aluno. Sua estrutura (Preparação, Desenvolvimento, Conclusão) reflete o desenvolvimento do pensamento computacional. A ideia é que o projeto seja desenvolvido ao longo da utilização do volume a que se refere.

 

  • Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 10 a 14
  •  Volume Vida, saúde e genética; p. 10 a 14

Unidades e capítulos

As unidades iniciam com a abertura de unidade. Cada capítulo da unidade apresenta um número variável de páginas de conteúdo (texto principal, boxes e seções), com base na especificidade de cada tema.

SEÇÕES

Abertura da unidade

Fechar seção

Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.

  • Volume Vida, saúde e genética; p. 78 e 79
  •  Volume Matéria e transformações; p. 74 e 75

Abertura de capítulo

Fechar seção

Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.

  • Volume Ambiente e ser humano; p. 25
  • Volume Matéria e transformações; p. 88

Práticas de Ciências

Fechar seção

Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.

  • Volume Energia e transformações; p. 26
  •  Volume Matéria e transformações; p. 147

Ciência, tecnologia e sociedade

Fechar seção

Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.

• Volume Matéria e transformações; p. 151

Ciência tem história

Fechar seção

Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58

Atividades

Fechar seção

Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85

Estudo de caso*

Fechar seção

Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75

Pensando Ciências*

Fechar seção

Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105

Questões globais*

Fechar seção

Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.

• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159

Bibliografia comentada

Fechar seção

Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 160

BOXES

De olho no conceito

Fechar box

Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143

Ciência se discute

Fechar box

Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Energia e transformações; p. 71

Ação e cidadania

Fechar box

Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Ambiente e ser humano; p. 144

Roteiro

Fechar box

Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.

• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98

Ampliação

Fechar box

Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.

• Volume Energia e transformações; p. 121

Para explorar

Fechar box

Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 17

APRESENTAÇÃO PROMOCIONAL

O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.

Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.

Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.

Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.

A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI.

Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!

PÁGINAS DE EXEMPLO DOS PONTOS FORTES DA OBRA

Imagem de jovem usando o notebook
  • Equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico.
    – Seção Práticas de Ciências (volume Energia e transformações; p. 26).
    – Seção Ciência tem história (volume Matéria e transformações; p. 151).
    – Seção Ciência, tecnologia e sociedade (Volume Matéria e transformações; p. 151).
  • Desenvolvimento de projetos relevantes para os alunos e para a comunidade.
  • Trabalho com a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional.
    – Seção Estudo de Caso (volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75).
    – Seção Pensando Ciências (volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105).
  • Preparação para exames de larga escala / Enem.
    – Seção Atividades (Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85).
    – Seção Questões Globais (livro do estudante – Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159).
  • Alinhada ao Novo Ensino Médio.
  • Conteúdos de Ciências da Natureza integrados de forma organizada, simples e direta.

Ser Protagonista Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ilustração de uma pilha de livros, com allguns jovems lendo livros.
  • Segmento: Ensino Médio
  • Disciplina: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Primeira edição

Composição da oferta

  • Seis volumes impressos.
  • Seis manuais para o professor (um para cada volume).
  • Seis videotutoriais para o professor, cada um correspondente a um volume.
  • Número de páginas de cada volume

Ana Fukui

  • Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Mestra em Ciências – Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Licenciada em Física pela USP.
  • Atuou como professora de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em projetos de formação de professores.
  •  Pesquisadora em Comunicação da Ciência.

Ana Luiza P. Nery

  • Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Doutora em Ciências pela USP.
  •  Professora no Ensino Médio.

Elisa Garcia Carvalho

  • Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto.
  • Mestra em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto.
  •  Doutora em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Jaboticabal.
  •  Professora no Ensino Fundamental e Médio.

João Batista Aguilar

  • Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestre em Ecologia e Doutor em Ciências pelo IB – USP.
  •  Professor no Ensino Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos.

Madson Molina

  • Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
  • Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul.
  • Professor de Física em escolas da rede particular de ensino.

Rodrigo Marchiori Liegel

  • Bacharel e Licenciado em Química pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestre em Ciências e Doutor em Química pela USP.
  • Professor no Ensino Médio.

Tatiana Nahas

  • Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Mestra em Ciências pelo IB – USP.
  • Professora no Ensino Médio.

Venerando Santiago de Oliveira (Venê)

  • Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Professor de Física em escolas das redes pública e particular de ensino e em curso pré-vestibular.
  • Pesquisador em novas metodologias e mídias para o Ensino de Física.
  • Autor de diversos materiais em divulgação científica e Ensino de Física.
  • Coordenador e apresentador de canal de Ensino de Física em plataforma de compartilhamento de vídeos e em redes sociais.

Vera Lucia Mitiko Aoki

  • Bacharela e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (USP).
  • Professora no Ensino Médio.

Projeto 1

Fechar Projeto

Projeto 1

SEÇÕES

Abertura da unidade

Fechar seção

Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.

  • Volume Vida, saúde e genética; p. 78 e 79
  •  Volume Matéria e transformações; p. 74 e 75

Abertura de capítulo

Fechar seção

Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.

  • Volume Ambiente e ser humano; p. 25
  • Volume Matéria e transformações; p. 88

Práticas de Ciências

Fechar seção

Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.

  • Volume Energia e transformações; p. 26
  •  Volume Matéria e transformações; p. 147

Ciência, tecnologia e sociedade

Fechar seção

Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.

• Volume Matéria e transformações; p. 151

Ciência tem história

Fechar seção

Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58

Atividades

Fechar seção

Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85

Estudo de caso*

Fechar seção

Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75

Pensando Ciências*

Fechar seção

Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105

Questões globais*

Fechar seção

Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.

• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159

Bibliografia comentada

Fechar seção

Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.

• Volume Vida, saúde e genética; p. 160

BOXES

De olho no conceito

Fechar box

Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.

• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143

Ciência se discute

Fechar box

Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Energia e transformações; p. 71

Ação e cidadania

Fechar box

Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).

• Volume Ambiente e ser humano; p. 144

Roteiro

Fechar box

Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.

• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98

Ampliação

Fechar box

Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.

• Volume Energia e transformações; p. 121

Para explorar

Fechar box

Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.

• Volume Ambiente e ser humano; p. 17