O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.
Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.
Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.
Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.
A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI.
Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!
Esta coleção está organizada em seis volumes autocontidos. Isso significa que cada volume pode ser utilizado de forma autônoma e que, portanto, não há uma sequência predeterminada para o uso dos seis volumes. Cada volume traz um projeto e três unidades; as unidades são formadas por um número variável de capítulos.
A obra apresenta um projeto no início de cada volume. Nele, os estudantes desenvolvem um produto relevante para a comunidade, como um portal on-line de Ciências, um manual sobre produtos químicos domésticos, um aquecedor solar, vídeos de combate às fake news, jogos com temática socioambiental e um podcast sobre saúde. A realização de um projeto é um dos principais momentos de protagonismo do aluno. Sua estrutura (Preparação, Desenvolvimento, Conclusão) reflete o desenvolvimento do pensamento computacional. A ideia é que o projeto seja desenvolvido ao longo da utilização do volume a que se refere.
As unidades iniciam com a abertura de unidade. Cada capítulo da unidade apresenta um número variável de páginas de conteúdo (texto principal, boxes e seções), com base na especificidade de cada tema.
Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.
Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.
Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.
Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.
• Volume Matéria e transformações; p. 151
Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58
Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85
Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.
• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75
Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.
• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105
Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.
• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159
Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.
• Volume Vida, saúde e genética; p. 160
Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143
Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).
• Volume Energia e transformações; p. 71
Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).
• Volume Ambiente e ser humano; p. 144
Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.
• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98
Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.
• Volume Energia e transformações; p. 121
Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.
• Volume Ambiente e ser humano; p. 17
O Novo Ensino Médio pede novas escolhas. Conheça Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a nova coleção da SM Educação que vai guiar professores e alunos em um novo caminho de aprendizagem e descobertas.
Totalmente de acordo com o Novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra articula de forma simples e direta os conhecimentos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Por meio de sua abordagem interdisciplinar, a coleção apoia o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas da BNCC, o que traz diversos benefícios para a educação integral do aluno, como desenvolvimento do protagonismo, autonomia, trabalho em equipe, pensamento crítico e valores para exercer a cidadania.
Um dos destaques da coleção é o equilíbrio entre os conhecimentos científicos e o fazer científico, apresentados de forma contextualizada e acessível graças a abordagem conceitual, a investigação e a prática presentes no conteúdo dos livros.
Com o apoio dos livros, os alunos aprenderão a reconhecer de forma prática a importância da ciência na sociedade ao desenvolver projetos relevantes para problemas da sociedade. Com isso, eles podem exercitar a argumentação, a leitura inferencial e o pensamento computacional aplicados à ciência.
A obra ainda apoia o professor e o jovem na preparação para avaliações importantes como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Ser Protagonista – Ciências da Natureza e suas Tecnologias é a coleção ideal para despertar o interesse pela ciência e preparar os jovens para os desafios do século XXI.
Escolha SM e apoie os protagonistas do futuro!
Sempre em dupla de páginas, a abertura da unidade procura atrair o interesse do aluno para o estudo dos respectivos conteúdos. Ela introduz a temática da unidade por meio de uma imagem em tamanho grande e de um texto curto relacionado ao assunto. Além de introduzir o tema, a abertura apresenta os objetivos e sua justificativa, propõe questões reflexivas sobre a relevância do tema para a vida do aluno – com o intuito de estabelecer sentido para o estudo e ligação com seus possíveis projetos de vida – e mostra a relação dos capítulos e das competências e habilidades desenvolvidas na unidade.
Além do número e do título do capítulo, a página apresenta questões que possibilitam ao estudante levantar os conhecimentos prévios que têm sobre os conceitos e práticas abordados no capítulo. A abertura também traz uma imagem (ou mais), para despertar o interesse dos alunos. O texto dessa página pode ser uma introdução ao tema do capítulo ou ir diretamente à apresentação do conteúdo.
Apresenta atividades práticas, experimentais e investigativas. Envolvem coleta e análise de dados e informações, uso de tecnologias variadas, trabalho em grupo, elaboração de conclusões coletivas e comunicação. Desenvolve as várias formas de investigação próprias das ciências como meio de conhecer e de interpretar o mundo.
Apresenta um texto de circulação social e questões que estimulam a análise, a reflexão e o posicionamento sobre ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade.
• Volume Matéria e transformações; p. 151
Discute a história da ciência, o contexto histórico, personagens, conflitos, construção de conceitos, métodos, mudanças de paradigmas, etc. Evidencia o caráter social e histórico da ciência como empreendimento humano.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 58
Organizadas sempre ao final de cada capítulo, apresenta questões que permitem ao aluno retomar conteúdos pontuais e trabalhar diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas. O conjunto dessas atividades possibilita, portanto, estabelecer relações entre os tópicos tratados e avaliar o conhecimento adquirido.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 84 e 85
Texto narrativo em que uma personagem ou um narrador apresentam uma situação-problema, para que os alunos, em grupo, discutam e proponham uma solução / interpretação do caso. Pode envolver exemplos de diferentes atuações profissionais.
• Volume Vida, saúde e genética; p. 74 e 75
Apresenta um problema / uma questão a ser solucionado(a) pelos alunos por meio da aplicação do pensamento computacional.
• Volume Ambiente e ser humano; p. 104 e 105
Atividades autorais mais elaboradas, que abordam o conjunto dos capítulos, e/ou de exames de larga escala (vestibular e Enem). A exemplo do que ocorre nas atividades ao longo dos capítulos, nessa seção, espera-se que os alunos lidem com diferentes habilidades e competências na resolução das atividades propostas e que se preparem para exames de larga escala.
• Volume Matéria e transformações; p. 156 a 159
Apresenta, ao final do volume, referências bibliográficas e comentários curtos sobre as obras utilizadas na elaboração do volume e indicadas para o aprofundamento dos estudos na área.
• Volume Vida, saúde e genética; p. 160
Retoma e/ou define algum conceito importante que é necessário para a compreensão do conteúdo abordado na página em que está inserido.
• Volume Composição e estrutura dos corpos; p. 143
Apresenta debates, conflitos e controvérsias entre os próprios cientistas ou entre sociedade e ciência, propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).
• Volume Energia e transformações; p. 71
Exemplos de aplicações do conhecimento científico que promovem melhoria na vida das pessoas e no ambiente ou que abordem direitos e deveres dos cidadãos, atitudes e valores, etc., propondo questionamento(s) e/ou atividade(s).
• Volume Ambiente e ser humano; p. 144
Aparece eventualmente ao longo do capítulo. Traz atividades de retomada, compreensão e aplicação do que foi apresentado, que podem envolver a resolução de uma questão, a produção de sínteses, construções de analogias, o estabelecimento de relações, a produção de pequenos textos, gráficos e tabelas, etc. Tem como finalidade ajudar o aluno na compreensão do texto apresentado.
• Volume Evolução, tempo e espaço; p. 98
Traz assuntos que complementam ou aprofundam o que foi abordado no texto principal.
• Volume Energia e transformações; p. 121
Apresenta indicações comentadas de vídeos, sites, livros, etc. Não é exclusivo do capítulo e pode aparecer em outros momentos no decorrer da obra, como em Projeto.
• Volume Ambiente e ser humano; p. 17