16 Maio 2019 - 18 Maio 2019

Lina e a cultura popular brasileira: Poéticas

Como proposta para participação 17ª Semana de Museus, com a temática “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, o Programa Educativo junto à equipe do acervo do Instituto Bardi organizou no ateliê anexo à Casa de Vidro uma exposição da coleção de arte popular brasileira reunida por Lina Bo Bardi durante as quatro décadas em que viveu na sua pátria de escolha. Foram selecionados vinte e cinco itens, envolvendo desde objetos religiosos, como dois exus em ferro, ex-votos de madeira e um oratório de garrafa com a imagem de Padre Cícero, à objetos seculares e cotidianos, como grelhas bules, fifós, brinquedos e esculturas ornamentais.

A exposição integrou o projeto do workshop “Lina e a cultura popular brasileira: Poéticas” que tratou da pesquisa de Lina Bo Bardi acerca da cultura popular brasileira, mapeando as  ideias e  ações realizadas pela arquiteta desde os primeiros anos no Brasil.

Neste período, a atuação de Lina envolveu a criação, ao lado de seu marido, Pietro, da revista Habitat, a produção de mobiliário moderno, inspirado em redes de dormir e tigelas caiçaras,a exemplo Bardi’s Bowl, e também a experiência da Bahia, entre 1958 e 1964, à frente do Museu de Arte Popular do Unhão, do Centro de Estudos sobre o Trabalho Artesanal e a Escola de Desenho Industrial e Artesanato.

O workshop abordou ainda os projetos arquitetônicos, resultados de  técnicas e saberes inovadores e as exposições, organizadas no Museu de Arte de São Paulo e SESC Pompeia. A partir deste conteúdo informativo e das referências expositivas e pessoais, os participantes produziram objetos, com os materiais disponibilizados para oficina, expressando seu olhar individual da arte popular brasileira presente no cotidiano.

Voltar