Com foco na diretriz de valorização da arte contemporânea, o Instituto Bardi | Casa de Vidro recebeu a intervenção da artista multimídia, Lucia Koch que através da luz, da cor e do movimento buscou transformar a percepção dos visitantes sobre a arquitetura da residência icônica do de Lina Bo e Pietro Maria Bardi.
Para isso, a artista gaúcha realizou a intervenção, denominada Casa de Vento, que cobriu toda a parte externa das grandes janelas da Casa de Vidro com “cortinas-filtro” , compostas por um fino, leve e translúcido tecido de poliéster impresso em degradê, com tons de âmbar e azul, simbolizando o tempo, do nascer do Sol e ao entardecer.
Com a proposta disruptiva de barrar a transparência característica da Casa de Vidro, Lucia Koch abriu espaço para experimentação inédita do jogo de luz e cores nos ambientes internos da casa. De um lado, a luz natural se une aos azuis da cortinas e do piso, em mosaico do grande salão, revelando os contornos das árvores do jardim como sombras. Do outro, o âmbar intensifica a luz do Sol, desenhando imagens mais vistosas e intensas da paisagem externa.
Além da variação da intensidade cromática, em função da luz natural, a atuação abrupta do vento, ou a sua ausência, surpreendia o olhar: ora, apresentando um cenário mais sombrio, ora movimentando as cortinas e revelando a transparência da residência dos Bardi.